Foi ao longo de 14 mil metros quadrados que, na Exponor, cerca de 8.000 visitantes mergulharam num observatório de ideias e soluções de decoração, design de interiores, mobiliário e iluminação. De 20 a 23 de fevereiro, em Matosinhos, a economia circular e as práticas sustentáveis foram convocadas a debate, homenagearam-se marcas intemporais e deram-se a conhecer projetos emergentes de jovens designers.
Depois da estreia do novo formato em setembro, a IDF by Interdecoração regressou à Exponor para abrir portas a uma mostra de soluções das mais variadas vertentes do setor, desde decoração, mobiliário, iluminação, cerâmica, ilustração, têxtil-lar, papelaria, presente, até flores e fragrâncias.
Na agenda de atividades paralelas, destacou-se o momento de networking que se desdobrou num almoço informal e intimista, promovido pela Exponor Exhibitions. E se na edição anterior os holofotes se voltaram para a discussão da necessidade da sustentabilidade, desta vez foi o conceito da economia circular a ser desconstruído, refletindo sobre um negócio responsável e repensando novas formas de produção e hábitos de consumo.
Nesta iniciativa marcaram presença alguns líderes de opinião do setor, nas suas várias vertentes – indústria, design, retalho, investigação e media. Paula Pereira Sousa, fundadora e diretora criativa da Munna Design, acredita que “Portugal está na linha da frente. Trabalhamos com grandes marcas e estamos constantemente a aprender e a fazer melhor”. No entanto, no que toca às questões relacionadas com a sustentabilidade, “há muito trabalho por fazer”.
Sobre esta ação, Joana Campos Silva, curadora da IDF by Interdecoração, explica que “agora que estamos conscientes da urgência da sustentabilidade, é preciso ir mais além. Daí ser fundamental lançar o debate sobre temas estruturais do setor, tanto àqueles que já carimbam um longo percurso profissional, como para aqueles que começam agora a traçar o seu caminho e que vão influenciar a próxima geração de criadores. É de tamanha importância criarmos estas redes de contacto para que cada contribuição individual ganhe mais força e projeção quando trabalhada em conjunto”.
Para Carla Maia, Diretora de Marketing da Exponor Exhibitions, esta edição “veio reforçar a nossa vontade em apostar em eventos de valor acrescentado que, para além de servirem de fonte de inspiração, permitem a partilha de conhecimentos, interação e sinergias. Queremos convocar profissionais a intersetarem as suas formas de pensar e modos de fazer com outros criadores, das mais diversas áreas de atuação. Eventualmente, somos até o ponto de partida para futuras parcerias e oportunidades de negócio”.
Nesta edição, os projetos 100% portugueses estiveram sob o olhar atento dos visitantes, num espaço totalmente dedicado a marcas emergentes e inspiradoras. A área Makers Showcase deu a conhecer nove jovens criadores – no grupo encontraram-se soluções sustentáveis, com peças de cortiça ou macramé, contou-se a história da arte secular da pintura em azulejos e ainda se apresentaram peças de cerâmica, mármore, madeira ou latão. Fizeram parte André Teoman, COMO, Cork Units, Gazete de Azulejos, Madre, Maria Beatitude, Maria Tigela, My Friend Paco e NóMeraki.
Numa era marcada pela valorização do design de autor e da manufatura, esta iniciativa surgiu do desafio lançado pela Exponor Exhibitions a marcas e designers para mostrarem as suas abordagens mais criativas e contemporâneas.
Em simultâneo decorreu ainda a primeira edição do Paper Show, uma área de exposição totalmente dedicada às soluções de papelaria, presente e material de escritório. Em exposição estiveram as propostas de empresas como a Ambar, Cartonex, Colibri e Firmo, entre outras.
Esta foi a segunda edição do novo formato da IDF by Interdecoração. A próxima, dedicada à estação de outono e inverno, está já agendada para os dias 10, 11, 12 e 13 de setembro de 2020.
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