Maquitex e Maquishoes dão o mote para um ano em que a EMAF cumpre 20 edições ao serviço da tecnologia, inovação e economia portuguesas. InPROJECTA e Gift Paper são as novidades.
A EXPONOR – Feira Internacional do Porto continua a desempenhar um papel de inequívoco relevo na realização de algumas das mais importantes feiras profissionais realizadas em Portugal. Em 2025 organizará 12 feiras próprias e, para além do seu portfólio, mantém-se como o recinto de referência para feiras e eventos de organizadores externos, alargando a sua atuação a outros setores.
Desde 10 de maio de 1987, data da primeira feira – a “Exponor 87”, uma mostra da capacidade industrial portuguesa, organizada em colaboração com mais de 40 associações setoriais -, até à data, a Feira Internacional do Porto realizou mais de 900 certames, acolheu cerca de 205 mil empresas expositoras e recebeu mais de 13 milhões de visitantes.
Num calendário que arranca ao segundo mês com as duas estreias organizativas, é a indústria quem mais ordena no calendário de feiras da EXPONOR para 2025. Sobretudo porque é ano da cimeira maior da tecnologia portuguesa, a EMAF – Feira Internacional de Máquinas, Equipamentos e Serviços para a Indústria, que, de 27 a 30 de maio, cumprirá vinte edições, ao longo de mais de 40 anos ao serviço da economia nacional. Uma vez mais em comunhão de interesses com o meio milhar de empresas expositoras que marcarão presença e lotarão o espaço disponível.
Mas o mote será dado dois meses antes, de 26 a 28 de março, e logo em simultâneo, pela 19.ª edição da Maquitex (organizada conjuntamente com a OFFE – Organização Funcional de Feiras e Eventos) e pela 5.ª edição da Maquishoes, montras de inovação e da capacidade empresarial instalada em dois setores muito importantes para o País, o têxtil e o calçado, respetivamente.
O ano começará, no entanto, com duas novidades no catálogo de eventos da EXPONOR: a inPROJECTA – Furniture, Hotel and Interior Design, de 26 de fevereiro a 1 de março, e a Gift Paper – Feira Internacional de Papelaria e Gift, que coincide nos três últimos dias.
A primeira, uma “viagem de descoberta e criatividade” debaixo do lema “From Concept to Creation”, traduz um novo conceito de feira para o setor de design de interiores e foi desenhado à medida para dar palco expositivo a fabricantes e representantes de marcas que apostem em produtos com autenticidade, soluções personalizáveis e com evidentes fatores de inovação, isto para providenciar as tendências do setor, de uma forma experiencial, a arquitetos e designers de interiores, decoradores, especialistas da área hoteleira e traders.
A segunda, igualmente profissional, visa ser uma nova plataforma de networking e negócios das tendências e novidades do segmento de papelaria e gift português, em parceria com a APPG – Associação de Profissionais de Papelaria e Gift.
O maior evento da região Norte nas áreas da Educação, Formação e Juventude, a Qualifica, por seu lado, tem encontro marcado com professores, alunos, profissionais da área educativa, associações e encarregados de educação de 12 a 15 de março. A aprendizagem ao longo da vida será o tema da 16.ª edição do certame, que estreará um Salão especialmente dedicado a mestrados, pós-graduações e formação executiva.
O primeiro semestre acolherá, ainda, uma das feiras setoriais da EXPONOR de maior sucesso, a Expocosmética (28.ª edição), que, de 5 a 7 de abril, sob o mote “It´s just beauty”, desafiará desta vez a padronização da beleza, valorizando a diversidade e promovendo uma visão inclusiva e acessível do conceito de beleza. O 1.º International Hair Show, que tem como principal atração a equipa internacional Toni & Guy, e a 3.ª edição dos Brand Awards serão duas das iniciativas complementares de destaque da Feira de Cosmética, Estética, Unhas e Cabelo.
Por falar em mostras históricas, setembro é mês da Ceranor – Casa, Decoração e Brinde (de 18 a 20) e cinco dias volvidos arrancará a 34.ª edição da Portojóia, que terá “(Im)pacto” por tema, para destacar o importante pacto entre a arte tradicional e a contemporaneidade e, por outro, reconhecer o impacto que estas duas forças representam no setor.
Em outubro, a Feira Internacional do Porto ruma a sul, para Lisboa, para duas campanhas que são já marcos nas áreas de atuação. Falamos da In Beauty – Feira de Cosmética, Estética, Cabelo, Unhas e Maquilhagem, que este ano terá por tema “Sleek mood”, para enfatizar as tendências que enfatizam a elegância e o minimalismo, com um visual polido e sofisticado; e, também, da Homeing – Interior Design, Hotel and Home Living, que convidará os visitantes a descobrir o conceito de “Quiet Luxury“, uma abordagem ao luxo que valoriza a beleza do essencial.
O calendário de eventos de organização própria finalizará em novembro, de 6 a 7, com a segunda edição da +Concreta – Tendências para Arquitetura e Interiores, que ocupará a Alfândega do Porto. O evento é destinado a fabricantes e marcas portuguesas que trabalham o “business-to-business”, num acesso que faculta aos expositores um projeto de participação chave-na-mão com stands-tipo uniformizados e concebidos para colocar em prática os conceitos de sustentabilidade ambiental e economia circular.
Acompanhe as novidades!