A Exponor – Feira Internacional do Porto registou um incremento de 140% dos resultados líquidos e de 91% da EBITDA face a 2017, ano homólogo em termos de calendário de eventos. Os resultados líquidos ultrapassam assim a cifra dos 372 mil euros, a par da boa performance a nível do EBITDA, na ordem dos 526 mil euros. A margem bruta ronda os 60% do volume de negócios. As Feiras próprias, da Exponor Exhibitions, destacam-se com uma boa tendência de consolidação e crescimento, com um volume de negócios em base comparável a atingir os 4,6 milhões de euros (+10%), e com margem de contribuição de 2,8 milhões de euros.
Na base deste crescimento está a consolidação da reestruturação estratégica da empresa e das feiras, com um reposicionamento dos produtos, refletindo-se no seu valor acrescentado, originando um aumento de 7% do número de Expositores e 11% da área alocada. Segundo Diogo Barbosa, Diretor-geral da Exponor, “As feiras são acima de tudo conceitos que se traduzem em negócios e relações que se fomentam, e quando nos concentramos neste binómio e nas oportunidades que podemos oferecer às empresas, os resultados acabam por surgir”.
A nova abordagem teve reflexo numa melhor performance global das feiras próprias, como é exemplo a Concreta, decorrida de 21 a 24 de novembro, que verificou um crescimento de 46% em volume de negócios e 117% da sua margem de contribuição.
Todo este cenário reforça a Exponor, como a empresa de referência do sector das Feiras Profissionais em Portugal, e um player cada vez mais importante na península ibérica.
Uma trajetória de crescimento, que foi interrompida pela pandemia, mas que se prevê que goze de uma franca recuperação, com o arranque da atividade em setembro. As feiras são aliadas das empresas na recuperação económica, mantendo assim o rumo e estratégia anteriormente definidos.
Temos consciência de que 2020 será um ano extremamente difícil, com as feiras e eventos do último quadrimestre a sofrer inevitavelmente com a pandemia, seguindo a tendência internacional deste sector. Estamos já com os olhos postos em 2021, no qual vamos realizar todas as feiras e eventos adiados do ano corrente, que se conta ser um ano de franca recuperação.
Acompanhe as novidades!