“So Veggie So Good”: Exponor estreia evento dedicado à alimentação vegetariana e vegan 06.07.2018
Evento acontece em paralelo com o “So Food So Good”, vocacionado para o setor da restauração, hotelaria e turismo.
De 27 a 30 de outubro, a Exponor serve as últimas novidades em alimentação de base vegetal, uma tendência crescente em Portugal, onde o número de vegetarianos quadruplicou nos últimos 10 anos.

A alimentação vegetariana e vegan tem vindo a conquistar cada vez mais adeptos em Portugal, o que criou oportunidades e desafios ao setor da restauração e hotelaria. Os espaços especializados multiplicaram-se e os restantes incorporam cada vez mais opções de base vegetal.

Atenta a esta tendência, a Exponor apresenta a primeira edição do “So Veggie So Good”, de 27 a 30 de outubro, integrado no “So Food So Good”, evento dirigido aos profissionais dos setores da panificação, restauração, hotelaria e turismo. Mas o público pode também saborear as novidades no primeiro dia.

A iniciativa pretende dar a provar as últimas tendências da alimentação vegetariana e vegan, entre as quais os produtos biológicos e as dietas especializadas, como a alcalina, celíaca ou à base de produtos sem lactose. O evento terá à semelhança do “So Food So Good” uma área de exposição de produtos, equipamentos e serviços e uma forte componente prática, com showcookings e ações de degustação em que alguns Chefes de renome, nutricionistas e outros especialistas irão partilhar receitas e conselhos práticos.

Segundo Oriana Noronha, diretora do evento, “o So Veggie vai acrescentar aos profissionais do setor da restauração e hotelaria conteúdo indispensável sobre a alimentação vegetariana e vegana. De facto, existe uma necessidade real do setor se adaptar às novas tendências e a um consumidor cada vez mais informado e exigente em relação à sua alimentação, como a origem dos produtos, o equilíbrio nutricional e todas as questões éticas, ambientais e de saúde relacionadas”.

Os últimos estudos comprovam que o vegetarianismo tem vindo a crescer em Portugal. Na última década, o número de portugueses vegetarianos quadruplicou para os 120.000, segundo um estudo da Nielsen de 2017.

Também o estudo da empresa americana HappyCow, a pedido da Associação Vegetariana Portuguesa (AVP), indica que o número de lojas e restaurantes vegetarianos aumentou mais de seis vezes nos últimos dez anos, passando de 28 estabelecimentos em 2008 para 172 em 2018. Um terço surgiu entre 2016 e 2017. A AVP acredita que este crescimento está também relacionado com o turismo, uma vez que muitos dos visitantes estrangeiros partilham e procuram este estilo de vida.

À semelhança do evento simultâneo, o “So Veggie So Good” está vocacionado para profissionais do setor agroalimentar, nomeadamente panificação, restauração, hotelaria e turismo, em geral. As portas abrem ao público no primeiro dia do evento, dia 27, por 10, 00 €.

Mais sobre o “So Veggie So Good” em:http://sofoodsogood.exponor.pt/pt/so_veggie/

Datas
27 de outubro: Público e Profissionais
28, 29 e 30 de outubro: Exclusivo a Profissionais

Horário de funcionamento
Todos os dias das 10h às 19h.

Bilheteira
Dia 27 de outubro, bilhete destinado a público (disponível na bilheteira Exponor): 10€*
*Menores de 16 anos entrada gratuita
Fonte: Silver Lining
<< voltar