ICONIC traz a Lisboa o melhor da joalharia nacional 05.04.2017
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Joalharia, moda e lifestyle estão no centro da primeira edição do ICONIC, que de 7 a 9 de abril ocupa o centenário espaço do Convento do Beato, em Lisboa. Não obstante estar centrado nos fabricantes, criadores e lojas, o ICONIC direciona também o seu foco para o cliente final, que vê na joalharia um acessório diferenciador para o look quotidiano, assumindo-o como um complemento fundamental no seu dia-a-dia.

Com sessenta e três expositores a mostrarem as suas criações e tendências, o ICONIC reúne assim o que de melhor atualmente se faz na joalharia nacional, um setor que atravessa um momento de grande pujança.

A grande novidade assenta no conceito "Jewellery, Fashion and Lifestyle", o que traduz a vontade de conjugar a joalharia e a moda num formato apelativo, tanto para profissionais como para o público em geral, e que pretende assumir-se como farol de tendências para um estilo de vida sofisticado e de bom gosto.

A organização, a cargo da Exponor, escolheu para mote do evento o «Girl Power», onde a mulher aparece a reforçar o seu papel de musa inspiradora para joalheiros e criadores em geral. Uma série de iniciativas corporizam este «Girl Power», como as «Fast Talks», que abordarão temas atuais e fraturantes relacionados com a mulher, funcionando como uma reflexão alargada à sociedade, moda, cultura, bem como o que é ser mulher.

Entre as convidadas está Joana Barrios, autora do blogue ‘Trashédia’, também reconhecida como atriz, apresentadora e encenadora, e cuja conversa terá como ponto de partida a pergunta “O que é uma Power Girl na atualidade?”. Faz também parte deste painel, Fátima Santos, secretária-geral da AORP, para partilhar a experiência enquanto mulher num setor tradicionalmente dominado por homens.

A moderação das «Fast Talks» está a cargo da jornalista Catarina Rito. Demonstrações ao vivo da arte da filigrana, no ICONIC LIVE, é outra das iniciativas que permite aos visitantes tomarem contacto direto com uma arte secular, cujas peças são muito apreciadas e valorizadas no estrangeiro.

Outras manifestações artísticas também têm o seu espaço, nomeadamente o ICONIC ART, onde a street art Lara Luís é desafiada a pintar vários painéis, subordinados ao tema «Girl Power».

O ICONIC SELECTION exibe o «Espaço Tendências», onde os criadores apresentam as jóias que melhor projetam este conceito de vida. E como joalharia e moda andam de mãos dadas, o PORTUGAL FASHION SHOW ROOM dá espaço à criatividade de estilistas portugueses. Hugo Costa, Alexandra Moura, Katty Xiomara, Eduardo Amorim e David Catalan são os criadores presentes. Durante os três dias, num espaço com uma acústica muito especial, a música também tem o seu espaço, com o ICONIC HOUR a ter como dj convidada Mary B.

Assumidamente trendy, este evento pretende ir ao encontro das empresas que estão cientes do facto de que “quem não tiver a mente aberta para a mudança, terá mais dificuldades em acompanhar o mercado e aproveitar as novas oportunidades", afirma Amélia Monteiro, directora do ICONIC e da Portojóia, que todos os anos tem lugar na Exponor.

Esta responsável acrescenta que o certame é inovador também na forma de expor, já que "as empresas têm acesso a um projecto chave-na-mão, com a organização a assumir todo o layout e montagem do espaço".
Fonte: MS Impacto
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