23 eventos programados para este ano 18.01.2016
-
Depois de em 2015 ter estreado cinco novos formatos, a Exponor quer consolidar a sua posição na área de feiras e congressos e para este ano tem já programados 23 eventos, entre produções próprias (14) e em parceria (nove).

Após a Exponoivos, que abriu o calendário de realizações do ano em curso, e já com lugar certo no calendário, realiza-se a Expozoo, exposição de animais de companhia nos dias 23 e 24 de janeiro, que, uma vez mais, tem em simultâneo a Exposição Canina Internacional do Norte. Um dia antes, começa o Campeonato do Mundo de Ornitologia.

Como novidade para 2016, há a sublinhar o regresso do canal Horeca (hotelaria, restauração e catering) às prioridades da Exponor. Ainda que a data não esteja definida, é já uma certeza a realização do certame “So food, so good - Portuguese flavor 2016”, dirigido a profissionais, primordialmente, mas a que o público também irá aceder.

Tratando-se de um ano par, o destaque maior recai na Emaf, a grande feira portuguesa de máquinas-ferramenta, de periodicidade bienal. Na sua 16.ª edição, voltará a apresentar-se com a Fimap e a Ferrália, duas feiras profissionais dedicadas à indústria da madeira. A confirmarem-se as projeções económicas mais otimistas quanto a investimentos da indústria portuguesa em bens de equipamento e as boas indicações deixadas em 2014, tudo se conjuga para que os três certames venham a lotar a capacidade do parque de exposições, entre 23 e 26 de novembro. Aliás, grande parte dos expositores que participou na última edição já confirmou a presença, o que diz bem da apetência da indústria nacional por máquinas, equipamentos e serviços que potenciem a sua capacidade instalada em matéria de inovação e desenvolvimento tecnológico.

Depois do êxito da estreia, no ano transato, vão repetir-se o Salão Auto do Porto, entre 16 e 19 de junho, numa parceria entre a Exponor e a ARAN - Associação Nacional do Ramo Automóvel, e o Homeing, evento B2B de decoração e design que voltará ao convento do Beato, em Lisboa, de 29 de setembro a 1 de outubro.

Igualmente na capital, entre 15 e 17 de outubro, terá lugar, pela quarta vez, a In Beauty – Feira Internacional de Cosmética, Estética e Cabelo, novamente no MEO Arena. Antes, entre 2 e 4 de abril, vai decorrer na Exponor, a 21.ª edição da feira de referência nesta área em toda a Península Ibérica: a Expocosmética.

Para o setor de decoração, artigos para casa, brinde e papelaria há a referir as feiras Interdecoração, a realizar já em fevereiro, entre os dia 18 e 21, e a Ceranor, de 8 a 11 de setembro. Referências incontornáveis são ainda a Qualifica, entre 14 e 17 de abril e dirigida ao público que gosta de estar informado quanto à oferta dos sistemas educativo e de formação antes de fazer opções de vida, e a PortoJóia, o grande ponto de encontro anual dos profissionais portugueses de ourivesaria, joalharia e relojoaria, cuja edição n.º 27 está marcada para o final de setembro.

A destacar, igualmente, as feiras Empack e Logistics, para profissionais das áreas de embalagem, manutenção e logística. São dois formatos do grupo internacional Artexis Easyfairs, replicados em 2015, pela primeira vez, na Exponor, com sucesso, por iniciativa da respetiva sucursal espanhola. A segunda edição ocorrerá nos dias 21 e 22 de setembro. Por iniciativa de outros parceiros, terão lugar os eventos QSP Summit (10 de março), Expomecânica – Salão de Equipamentos, Serviços e Peças-Auto (15 a 17 de abril) e Norte Festival de Dança (23 a 25 de abril).





Fonte: EXPONOR
<< voltar