AEP e Grupo Artexis Easyfairs assinam memorando de entendimento 18.09.2015
-
A AEP - ASSOCIAÇÃO EMPRESARIAL DE PORTUGAL e o grupo europeu ARTEXIS EASYFAIRS acabam de estabelecer um acordo para a dinamização e expansão da atividade da Exponor na área das feiras e congressos, que passa pela gestão do parque de exposições de Leça da Palmeira, em Matosinhos, bem como do seu portefólio de eventos.

O memorando de entendimento agora assinado prevê a participação, em partes iguais, no capital social da Exponor Fiporto – Feira Internacional do Porto, empresa detida integralmente pela AEP e que opera sob a marca Exponor, após a conclusão do processo de due diligence, que se iniciará de imediato, e da celebração de um acordo com os proprietários do recinto da Exponor.

Com a concretização da parceria, cujos contornos gerais ficam, desde já, estabelecidos, Portugal passará a ser o terceiro país onde o grupo ARTEXIS EASYFAIRS gere parques de exposições. O grupo, que se tornou num dos líderes europeus na organização de eventos e na gestão de parques de exposições, gere oito espaços para exposições e centros de congressos, na Bélgica e na Suécia. Com 435 colaboradores, organiza atualmente 125 eventos, em 16 países.

Através deste acordo, a Exponor vai incrementar o seu portefólio, beneficiando da experiência, conceitos e soluções tecnológicas do parceiro internacional escolhido pela AEP. A longo prazo, esta parceria vai permitir à Exponor posicionar-se como um dos mais requisitados espaços no sector MICE (“Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions”) em Portugal. Para Paulo Nunes de Almeida, presidente da AEP, este acordo “abre perspetivas de futuro à associação, às empresas portuguesas e à economia da região Norte”. As negociações, acrescenta, “duraram vários meses e decorreram, de parte a parte, com grande abertura e em espírito de franca colaboração, o que nos deixa confiantes no relançamento e sustentabilidade da atividade associativa na área das feiras e congressos. Estou seguro que escolhemos os parceiros certos, com visão, capacidade operacional e uma estratégia global, o que é importante para as nossas empresas e para a internacionalização da economia portuguesa. Serão em breve dos maiores ‘players’ mundiais e terão uma palavra muito importante a dizer na modernização do parque de feiras de Matosinhos, de que fomos promotores há 28 anos”.

Por seu lado, Eric Everard, CEO do grupo ARTEXIS EASYFAIRS, referiu: “Esta parceria estratégica com a AEP tem potencial para desenvolver e alargar as atividades da Exponor e dinamizar a economia local, através da otimização dos eventos já existentes, da criação de outros, novos, e atraindo eventos organizados por terceiros, além de permitir a modernização do atual parque de exposições. Em consonância com o nosso objetivo de nos tornarmos no maior organizador de feiras da Península Ibérica, e através da nossa filial de Madrid, estamos já a organizar duas feiras que fazem parte do nosso portefólio, a Empack e a Logistics, que decorrerão na Exponor durante a próxima semana (23 e 24 de setembro). E muitas outras se seguirão”.

O acordo preliminar a que chegaram as duas partes prevê a aquisição de 50% do capital social da Exponor Fiporto pela ARTEXIS EASYFAIRS, operação que se espera fique concluída até ao fim do ano.

Fonte: EXPONOR
<< voltar