Portojóia valoriza inovação e design 17.08.2015
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A 26.ª PortoJóia, que decorrerá entre 24 e 27 de Setembro, na Exponor foi desenhada à luz de um conceito mais trendy e de fusão entre a tradicional oferta do setor e a moda, o calçado, a marroquinaria e o packaging. Este novo formato do certame foi apresentado publicamente no passado mês de julho na sede da AORP – Associação de Ourivesaria e Relojoaria de Portugal, instituição parceira da organização.

Sem deixar de ser a grande montra anual do saber fazer e da qualidade da indústria nacional de ourivesaria e joalharia - que sempre foi e vai continuar a ser -, a PortoJóia evidenciará o talento dos jovens criadores portugueses, cujo processo de empresarialização quer apoiar, e as potencialidades dos produtos resultantes de binómios industriais em que o ouro, a prata ou as pedras preciosas acrescentam valor económico e estético a edições de autor ou a pequenas séries.

“Queremos que esta edição seja uma plataforma de promoção quer do conhecimento técnico da nossa joalharia, quer de novas tendências e formas de pensar e usar a joalharia”, salienta Amélia Monteiro, diretora da feira.

Num setor onde o design é fator crítico de sucesso para o desenvolvimento do negócio, faz todo o sentido aproximar-se de indústrias relacionadas com a moda – como o calçado e vestuário - e com outras áreas como é o caso da valorização do packaging, nomeadamente com garrafas de vinho. “Com este formato da 26.ª edição da Portojóia queremos potenciar sinergias que decorrem da aproximação das competências e propostas dos vários setores”, reforça Amélia Monteiro.

É do trabalho de aproximação entre as várias indústrias que resultam um conjunto de parcerias exclusivas cujo produto final será apresentado durante o certame. Cinco novas áreas de exposição – Fashion/Decor, Lifestyle, Iconic, Studio e Essentials –, encontros de negócios, comunicação aberta à blogoesfera, propiciando a oportunidade a bloggers de conhecer de perto a indústria de ourivesaria e joalharia, zonas de tendências, áreas dedicadas aos jovens talentos, a Academia PortoJóia, o prémio PortoJóia Design e a revista PortoJóia são as peças distintivas desta renovada PortoJóia.

São ao todo catorze as empresas, marcas e designers que aceitaram o repto lançado pela direção da Portojóia e prometem apresentar sete projetos de fusão que irão surpreender. Conheça-os aqui.



Fonte: EXPONOR
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