Certame excedeu expectativas em número de visitantes 17.04.2015
A Feira, que decorreu na Exponor de 9 a 12 de abril sob o lema “Ganha asas na Qualifica”, ultrapassou os 27 mil visitantes, o que corresponde a um aumento de 35% relativamente ao ano passado, tendo contado com a presença de 105 expositores (mais 22 do que em 2014), entre os quais uma dezena de escolas estrangeiras, oito dinamarquesas de nível superior e dois colleges ingleses, cuja participação contribuiu para o reforço da promoção da mobilidade estudantil.
A 8.ª edição da Qualifica – Feira de Educação, Formação, Juventude e Emprego, que este fim de semana (de 9 a 12 de abril) decorreu na Exponor, em Leça da Palmeira, Matosinhos, saldou-se pelo sucesso, tendo mesmo excedido as expetativas da organização.

A afluência dos 27 mil visitantes que passaram pelo certame e os mais de uma centena de expositores que nele marcaram presença selaram o êxito de um evento que tem vindo, de ano para ano, a suscitar um cada vez maior interesse por parte dos jovens, nomeadamente dos que em breve possam transitar para o ensino superior, ou que tencionem apostar numa carreira académica além-fronteiras.

Para Amélia Monteiro, diretora da feira, a Qualifica 2015 correspondeu às metas traçadas e corroborou a justeza da “forte aposta feita este ano ao nível da mobilidade estudantil”, corporizada na contribuição das instituições estrangeiras presentes no certame (oito dinamarquesas de nível superior e dois colleges ingleses), “na medida em que terão contribuído para alargar as escolhas dos jovens, familiarizando-os com a mobilidade estudantil, aspeto cada vez mais valorizado no mercado de trabalho e na construção de uma carreira profissional”.

Ao longo de quatro dias da Qualifica 2015, o recinto de feiras da Exponor – braço operacional da Associação Empresarial de Portugal (AEP) para as feiras e congressos, esteve transformado numa espécie de “balcão único” informativo sobre as múltiplas ofertas curriculares propostas por dezenas de escolas técnico-profissionais e universidades portuguesas e estrangeiras, correspondendo assim à sua própria matriz.

Ou seja, um certame destinado a encaminhar os jovens para um percurso académico ou profissional adequado à sua vocação e às necessidades do mercado, através da disponibilização de diversos serviços de apoio e aconselhamento na sua orientação escolar, bem como na procura de emprego – objetivos “completamente alcançados”, como destaca Amélia Monteiro.

A par da componente didática, enquanto espaço de informação e aconselhamento - que contou com a colaboração ativa de diversas entidades institucionais, desde o Ministério da Educação até ao Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) - a Qualifica 2015 foi também feita de festa e animação, com muita música, artes performativas, desfiles de moda, shows de diversas temáticas, concertos, dança, jogos e desportos radicais.

A forte adesão registada ao nível do número de visitantes que passaram nesses dias pela Exponor é – na ótica da diretora da feira - a prova de que a Qualifica tem todas as condições para continuar a crescer, mantendo as suas características distintivas e, se possível, melhorá-las. É que – como refere Amélia Monteiro – “o futuro da Qualifica é já hoje”.



Fonte: EXPONOR
<< voltar