Qualifica 2015 - Feira de Educação, Formação, Juventude e Emprego está de regresso ao futuro 18.03.2015
“Ganha asas na Qualifica” é o mote da edição deste ano, que se traduz numa vasta oferta formativa capaz de ajudar os jovens a encontrar respostas em direção a um futuro mais promissor.


A Exponor vai voltar a abrir as portas do futuro aos jovens portugueses, com a realização da 8ª edição da Qualifica – Feira de Educação, Formação, Juventude e Emprego, que decorrerá de 9 a 12 de abril, este ano com um novo redimensionamento para poder acolher cerca de 20 mil visitantes e uma centena de expositores.

À semelhança de edições anteriores, o certame é aberto a profissionais e ao público em geral e pretende reforçar o seu posicionamento no mercado como o maior evento realizado a norte, nas áreas a que se destina.

Nesse sentido, o objetivo é ajudar os jovens que se encontrem indecisos quanto à sua formação a encontrar os melhores caminhos para a sua prossecução, ou para o ingresso no mercado de trabalho, através de uma oferta alargada de propostas, tentando dessa forma adequá-la ao mundo empresarial.

“A Qualifica tem demonstrado, ao longo destes sete anos, uma grande vitalidade e capacidade de antecipação das necessidades tanto do lado das empresas e instituições, como da parte dos jovens à procura de saídas profissionais consentâneas com o seu grau de formação. São estas características que não só queremos manter para esta oitava edição, como, se possível, melhorar”, refere Amélia Monteiro, diretora da feira, recordando que, em 2014, o certame contou com uma área de 8.200 m2 ocupada por mais de 80 expositores, tendo registado a presença de cerca de 20.000 mil visitantes.

Além da participação de diversas instituições e organismos públicos e privados diretamente ligados ao ensino, aquela responsável destaca a “forte aposta” que este ano está a ser feita ao nível das “possibilidades de estudar no estrangeiro, alargando dessa forma o leque de opções”. Para tal, é esperada, em Matosinhos, a presença de oito instituições universitárias dinamarquesas, que, através de um contacto direto com estudantes portugueses e respetivas famílias, “divulgarão as suas ofertas curriculares e condições de acolhimento”.

Um outro aspeto encarado com a maior atenção diz respeito – sublinha Amélia Monteiro – às pós-graduações “como resposta ao mercado de trabalho cada vez mais exigente e para o qual há que encontrar ‘ferramentas’ igualmente eficazes em termos de continuidade da carreira académica, bem como um mais elevado grau de especialização”.

Como “montra viva” de potenciais saídas profissionais, a Qualifica contém variados espaços referenciados e abertos a diversos interesses e fins. No “Espaço Ensino”, estarão representados estabelecimentos de ensino secundário e superior, público e privado, enquanto o “Espaço Institucional” será dedicado, como a própria designação indica, à participação de entidades oficiais e institucionais, como o Ministério da Educação, a Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP) e ainda o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

A oferta de oportunidades de trabalho e orientações para a criação de negócio próprio poderão ser recolhidas no “Espaço Emprego e Empreendedorismo”, onde serão explicados os diversos programas de apoio à formação e empregabilidade e apresentadas várias propostas de emprego. A intenção é prestar todos os esclarecimentos sobre as múltiplas opções com que atualmente os jovens se deparam, ajudando-os numa das mais importantes decisões das suas vidas.

O testemunho de jovens empresários de sucesso, que nesse mesmo espaço será transmitido a todos os interessados, servirá, igualmente, como fonte de inspiração e estímulo a futuros e recém-licenciados.

Para além do “Espaço Study Abroad” reservado às universidades estrangeiras representadas, o evento contará ainda com o “Espaço Jovem”, destinado à participação de empresas que pretendam divulgar produtos ou serviços dirigidos aos mais novos.

Apesar de vocacionada para ajudar a preparar um percurso profissional e prestar apoio na orientação dos estudos bem como na procura de emprego, a Qualifica 2015 conta também com uma componente lúdica que será a marca do “Espaço Animação”, no qual terão lugar diversas iniciativas propiciadoras de momentos de descontração e alegria, como desfiles, shows de diversas temáticas, concertos, jogos e desportos radicais.



Fonte: EXPONOR
<< voltar