CERANOR prepara o Natal com profissionais de decoração 04.09.2014
-
Na rentrée da EXPONOR celebra-se a criatividade e a excelência no setor de atividades ligadas à casa, decoração e brinde. A decorrer até ao próximo domingo, dia 7, a 24ª CERANOR – Feira Profissional de Casa, Hotelaria, Decoração e Brinde destaca as tendências que vão dominar a ornamentação e toda a estética relacionada com o Natal deste ano.

Para tal, a feira desafiou vários decoradores e designers a utilizarem a decoração natalícia apresentada pelos expositores, de forma a criarem a sua árvore de Natal, antecipando assim a luz e o espírito festivo da quadra para o ambiente profissional de um evento que se assume como líder dos setores de decoração e brinde e que constitui a maior plataforma geradora de negócios desta fileira.

Congregando produtos que vão dos têxteis-lar aos artigos metálicos de uso doméstico, passando pela cerâmica, cristalaria decorativa e utilitária, iluminação, mobiliário e colchoaria, a CERANOR reflete a evolução recente do setor e valoriza fatores como a criatividade e a inovação para conferir competitividade às empresas.

Numa altura em que a fileira não escapa imune à conjuntura económica mundial, a CERANOR aponta, contudo, ao robustecimento das empresas portuguesas e, em conjunto com a Sigma, promoveu um estudo para identificar oportunidades de negócio no futuro próximo. A par dos grandes blocos dos países mais desenvolvidos (Europa Ocidental, América do Norte e Japão), estão sinalizados potenciais de exportação também para países como Rússia, China, Emirados Árabes Unidos, México, Arábia Saudita e Polónia. Está igualmente em crescendo a dinâmica de importação por parte do Brasil, Indonésia, Índia, Irão, Iraque, Vietname, Ucrânia, Cazaquistão, Chile, Tailândia, Turquia e África do Sul, entre outros. "Uma boa parte destes mercados são interessantes, não apenas pelo ritmo de crescimento da procura, mas também pela própria dimensão que a mesma já apresenta. É crescentemente para aqui que os esforços de internacionalização dos países produtores são dirigidos", aponta o estudo.

Paralelamente à facilitação de negócios com vista à exportação e à internacionalização da economia portuguesa, a CERANOR pretende contribuir também para o reforço endógeno das empresas, razão porque propõe na edição deste ano diversas atividades paralelas, sobretudo no domínio da formação que permite valorizar os recursos humanos enquanto principal ativo de cada empresa.

Aberta diariamente entre as 10h00 e as 19h00, a CERANOR 2014 ocupa uma área de 11 mil metros quadrados, preenchida por fabricantes, importadores, representantes e criadores. Prevê-se ultrapassar os 12 mil visitantes ao longo dos quatro dias de certame, entre os quais estão habitualmente retalhistas de artigos de decoração, lojas de decoração, grandes superfícies, hotéis, restaurantes e similares, decoradores e arquitetos de interiores.



Fonte: MS IMPACTO | EXPONOR
<< voltar