EMAF e FIMAP juntam forças pela indústria nacional 03.05.2012
A EMAF - Feira Internacional de Máquinas, Equipamentos e Serviços para a Indústria (14.ª edição) e a FIMAP – Feira Internacional de Máquinas para Trabalhar Madeira (17.ª edição) vão juntar forças este ano. A aliança inclui o FERRÁLIA – Salão de Acessórios e Equipamentos para a Indústria da Madeira (12.ª edição) e garantirá visibilidade máxima para o setor de 21 a 24 de Novembro, quando estes três importantes segmentos da economia portuguesa transformarem a EXPONOR na maior montra da oferta tecnológica industrial do País.


Na união que faz a força do trio, a estatística serve de lupa e amplia a relevância do acontecimento para a economia portuguesa: os setores representados alimentam perto de meio milhão de postos de trabalho em Portugal e têm uma capacidade exportadora de quase 13,5 mil milhões de euros.

Mais do que nunca, o momento que a EXPONOR está a preparar servirá para incrementar a reunião entre a indústria transformadora, os institutos de investigação e desenvolvimento (I&D) e as universidades. Exemplo disso mesmo é a abertura do Concurso de Inovação (6.ª edição) a estas últimas e aos protótipos.

Para o diretor da feira, José Martins, a «oferta mais diversificada» de máquinas, equipamentos e serviços para a indústria permitirá «expandir a malha dos encontros de negócios em preparação», tanto com decisores e/ou compradores nacionais como internacionais. «Quanto mais cedo as empresas se inscreverem melhor correrá o programa que projetámos», sublinha.

A oito meses da abertura, a organização segue entretanto várias linhas de abordagem ao acontecimento. Uma delas dará tratamento especial às “start ups” saídas das incubadoras de empresas, a bem da renovação do tecido e da inovação que o mercado precisa. Uma outra empreenderá um «realinhamento com os pólos de competitividade e tecnologia», que, garante o responsável da EXPONOR, estarão igualmente representados; para além de uma «aposta renovada» no segmento da subcontratação, ao qual a atual conjuntura veio conferir redobrados desafios.

Fonte: Exponor
<< voltar