Alma Lusa contrasta PORTOJÓIA Design 03.05.2012
O saber e o fazer portugueses ganham todos os anos formas singulares durante a PORTOJÓIA. E emprestam um lustre especial à arte de trabalhar os metais nobres e as pedras preciosas.


Com a campanha da 23.ª edição da Feira Internacional de Joalharia, Ourivesaria e Relojoaria já na mesa de trabalho - e os dias de 19 a 23 de setembro no horizonte -, a EXPONOR incutiu entretanto ao acontecimento uma nova… alma. Isto porque Alma Lusa é precisamente o tema do concurso PORTOJÓIA Design, que, à 8.ª edição, volta a desafiar a originalidade, a inovação e o design das peças de joalharia e ourivesaria de adorno pessoal e decorativas criadas por estudantes e formandos de design de joias, de produto e de cursos de ourivesaria, que são os destinatários desta atividade.

«Ao longo de séculos de história, de perdas e de vitórias, o povo português foi desenhando o seu bilhete de identidade, os seus desejos e concretizações. A força de uma consciência coletiva deu lugar a um espírito, a um carácter, a uma cultura, enfim, à Alma Lusa. Mas, o que é a Alma Lusa? Quais os elementos marcantes que um criador de joias vê no conceito e como pode corporizá-los numa peça de joalharia e/ou ourivesaria?» - eis como a equipa de trabalho da PORTOJÓIA 2012 entalha o novo tema. As candidaturas poderão ser enviadas para a EXPONOR de 25 de Junho a 6 de Julho.

A iniciativa tem assumido um papel de relevo no programa de manifestações complementares ao certame. É visto por muitos como um evento ponta-de-lança na aproximação dos formandos ao mercado de trabalho e, ao mesmo tempo que vai revelando novos talentos, mostra ser uma boa plataforma de ligação entre o mundo formativo e o empresarial.

O vencedor, eleito por um júri qualificado, terá o seu protótipo produzido e, caso exista viabilidade, será comercializado exclusivamente pela empresa parceira da iniciativa, a qual, durante cinco anos, pagar-lhe-á o correspondente a cinco por cento sobre o preço de venda à saída da fábrica. Para além deste aliciante, o vencedor é convidado a participar na feira do ano seguinte, no Espaço Criadores.

Fonte: Exponor
<< voltar